MiniTemplates

Minha foto
JABOATÃO DOS GUARARAPES, PERNAMBUCO, Brazil
A QUADRA ESPORTE VIDA FUNDADA EM 21 DE JULHO DE 2001, COM O OBJETIVO DE PROPOCIONAR ESPORTE E LAZER PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM RISCO SOCIAL E PESSOAL, TEM O OBJETIVO EM OFERECER FUTSAL, KARATE,FUTEBOL, DANÇAS, CAPOEIRA, TEATRO E CURSOS PROFISSIONALIZANTES
AS AULAS DE KARATE COM PROFESSOR EDSON.... SÃO NOS DIAS>> SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS, MANHÃ DE 08:OO ÁS 10:00, TARDE DE 15:00 ÁS 14:20

sexta-feira, 24 de junho de 2011

HISTÓRIA DO KATA – Seisan, Hangetsu ou Seishan

Seisan é um dos Kata fundamentais da linhagem NahaTe seguido dos Kata Sanchin e Sanseru.


Sua tradução é treze (13) às vezes sendo chamado de treze mãos, não sendo o correto. O significado do numero treze assim como sua origem foi perdido no tempo, sabe-se que é proveniente do estilo da garça branca de Fujian na China, talvez o original possuísse treze ataques ou técnicas ou tenha algum significado religioso, ou simplesmente a tradução dos kanjis chineses tenha sido feito errado, a verdade é que nenhum pesquisador chegou a uma conclusão definitiva.

É praticado em muitos estilos sendo levemente ou muito modificado em cada um deles, farei uma lista e comentários em cada um dos principais.


Toon Ryu – Fundado por Juhatsu Kyoda treina a versão de Kanryo Higaonna que por sua vez aprendeu com o professor chinês chamado Ryu Ryu Ko que é a fonte mais antiga deste kata (está de modo simplificado, mas não é de todo verdade essa informação).

Uechi Ryu -Fundado por Kanbun Uechi aprendeu com professor chinês chamado Shushiwa do mesmo estilo de Fujian que Ryu Ryu Ko era professor (informação também um pouco mais complexa que isso). Tem relativamente mais movimentos que as demais versões desse Kata, interessante também que todos os golpes são em Nukite.

Goju Ryu – Fundado por Chojun Myagi fez suas próprias modificações aprendeu também de Kanryo Higaonna. Essa versão se inicia pelo lado direito ao contrario das demais, mas isso se deve ao fato que todos os Kata da Goju Ryu iniciam assim.

Ryuei Ryu – Fundado por Nakaima Norisato aprendeu também com Ryu Ryu Ko (um pouco mais complexo que isso, mas servirá como base de entendimento).Interessante que como os demais Kata desse estilo a base Sanchin é trocada pelo Shizen Dachi.

Esses quatro estilos são muito parecidos entre si, pois tem como base as técnicas originadas de Fujian do estilo da garça branca, todos são tidos como estilos representantes do NahaTe, o Seisan de cada uma é ligeiramente diferente. Uma analise por escrito creio que seria muito extensa e talvez não passe a idéia exata do Kata, uma analise satisfatória só pode ser feita com a demonstração de cada um e seu devido significado Bunkai, demonstrando talvez o que cada Sensei quis codificar em cada uma das versões.

Outra versão muito importante é a do Sensei Sokon Matsumura, às vezes chamada de Seishan que significa meia lua. Uma explicação bem complexa para esse nome tem haver com as fases lunares onde treze ciclos completam um ano lunar e as fazes da maré combinados com as “meias luas” crescente e minguante tem um ciclo de nascimento e poente perfazendo 13 horas e seus lados oeste e leste tendo haver com a movimentação de direita e esquerda sendo combinadas com teorias do in/yo etc. Tudo não passando de conjecturas minhas não darei importância para tal. Fato é que Matsumura criou sua própria versão desse Kata que então passou do NahaTe para a cultura do TomariTe com as devidas modificações que determinam esse “estilo”.

Farei uma lista dos estilos que praticam essas versões.



Shorin Ryu – Existem vários RyuHa (algo parecido com substilo) da Shorin Ryu com ligeiras modificações, mas todas as versões são provenientes de Matsumura, inclusive tendo o nome de Matsumura-no-Seisan em muitas delas.Uma modificação clara nessa versão é que a abertura em vez do clássico em Sanchin Dachi é realizada em Shiko Dachi caracterizando a mudança para TomariTe.

Shorinji Ryu – o Seisan desse estilo também é a versão de Matsumura.

Shotokan- um dos poucos Kata NahaTe presentes na Shotokan o Hangetsu, que é como seu fundador Gichin Funakoshi traduziu para o Japonês a palavra Seishan, também significa meia lua. Muito parecida com a versão do Isshin ryu que difere um pouco das versões Shorin, o Hangetsu da Shotokan inicia-se com a respiração profunda típica do NahaTe mas, tem as devidas modificações que o Estilo Shotokan pede, omitindo e as vezes modificando movimentos, um exemplo é o inicio em três movimentos frontais geralmente realizado em sanchin modificado para a base Hangetsu da Shotokan, que nada mais é que um Sanchin mais aberto (simplificando).

Wado Ryu- é a versão da Shotokan modificada, uma vez que seu fundador Hironori Otsuka foi aluno de Funakoshi.

Shito Ryu- nesse estilo se praticam as duas versões do Seisan, o Matsumura-no-Seisan, e o Seisan de Kanryo Higaonna uma vez que seu fundador Kenwa Mabuni foi aluno de Higaonna, alem de muitos outros Sensei de Okinawa, aprendendo muitos Kata sendo o estilo com o maior numero de Kata ensinados. Tendo muitos KaiHa pequenas mudanças entre cada grupo pode ser percebido mas nada muito berrante.

Isshin Ryu- treinam a versão de Chotuko Kyan aluno de Matsumura, ligeiramente diferente das versões Shorin. Diferentemente de todos os estilos onde sempre é um Kata avançado o Seisan é o primeiro Kata a ser ensinado na Isshin Ryu, uma mudança interessante é que todos os golpes de mão são realizados em Tate Zuki.

Para finalizar, mas não de modo satisfatório já que o assunto é extenso e complexo, tenho a dizer que as informações contidas aqui são fruto de estudo e treino das diversas versões do Kata e pesquisa pessoais ao longo de muitos anos. Nenhuma deve ser tomada como verdade absoluta, pois a historia dos estilos e dos Kata é bem mais complexa do que o exposto aqui, há ainda muitos fatos e conjecturas omitidas por mim para uma melhor compreensão do texto, esse artigo deve ser lido apenas como um guia para o aumento do conhecimento do leitor e interesse para pesquisas mais profundas.


Alguns vídeos que indico para melhor compreender as diferenças deste Kata nos diversos estilos.


























Nota: palavras em japonês não tem plural logo não usei em palavras como Sensei e Kata, costumo ressaltar as palavras japonesas com letra maiúscula no seu inicio, não usei uma regra especifica para o Romanji, escrevendo em regra própria.


Eduardo Spengler
Praticante de KarateDo
3º Dan – Goju Ryu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceria certa e Eterna - Oss !!